O arquivo aqui apresentado diz respeito ao início da Rádio Pavão, concretizada no contexto escolar da EB1 do Castelo, entre março de 2020 e julho de 2021. Desde então o projecto alargou o seu âmbito e hoje assume-se um projecto radiofónico de cariz comunitário e local, que se propõe pensar a cidade sob uma prespectiva antropológica e etnográfica.
Comecei a dar aulas de expressões artísticas na EB1 do Castelo, duas semanas antes de ser decretado o primeiro confinamento da COVID 19, em março de 2020 . O novo formato apresentado para leccionar ( video aula) não era uma possibilidade para mim por isso, mais do que uma “aula online” a Rádio Pavão surge como resposta a uma excelente oportunidade de contrariar a presença excessiva da imagem, nos diversos contextos dos nossos quotidianos, e de aproveitar a inevitabilidade de se poder fazer o que não era habitual em contexto escolar.
O ponto de partida foi o de explorar as possibilidades da condição de restrição, transformando-a em oportunidade.
O projecto arranca, neste contexto, com o pequeno mas ambicioso objectivo de ser uma companhia, um ponto de encontro entre as crianças amigas e entre a família, um aconchego às incertezas desse tempo através da voz, em oposição à obrigação de mais um trabalho de casa e de mais umas horas de ecrã.
Não conhecendo ainda a comunidade escolar surgiram os primeiros desafios: Para quem é que vou falar? Que música posso passar? Que tipo de desafios posso lançar? Quanto tempo aguentam os miúdos apenas a ouvir?
A Radio Pavão arrancou, aconteceu, aconchegou e fez companhia!
Foram aderindo professores, pais e alunos, ora com contributos voluntários, ora em resposta aos desafios lançados. Cresceu e continuou com entusiasmo no regresso às aulas presenciais.
Esta página é um arquivo dessa experiência, serve essencialmente para que cada participante possa relembrar uma parte boa desses momentos de incerteza, mas é ela própria também uma prova do sentimento colectivo que está na base da construção deste projecto.
Sílvia Gonçalves